terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O golaço de Eder visto e sentido em vários países. Força, Djurtus!

O golo decisivo do luso-guineense relatado em vários países!

Que este golo quase mítico seja uma inspiração para a Guiné-Bissau, atualmente a disputar o Campeonato Africano das Nações. Começou com um empate 1-1 com o país anfitrião (o Gabão), mas como no outro jogo do grupo Burkina Faso e Camarões também empataram 1-1, mantêm-se intactas as aspirações guineenses. Amanhã, às 19h00, será o segundo jogo com os Camarões. Força, Djurtus!

Para quem não sabe, aqui fica a explicação da metáfora que designa a seleção da Guiné-Bissau:
"Djurtu significa cão-selvagem-africano ou cão-caçador-africano ou simplesmente Mabeco, o que quer dizer em dialeto Kimbundu (língua falada em Angola) aquele que persegue.
Djurtu é assim um exímio caçador. Raras vezes se lhe escapa a presa visada.
O nome científico da família do Djurtu que existe na floresta da Guiné-Bissau é Lycaon Pictus.
O Mabeco é um canídeo (da família dos cães) típico da floresta africana sobretudo nas savanas.
O Djurtu é um animal aparentemente pequeno, por medir entre 18 e 36 quilos em idade adulta com um comprimento total entre 84,5 e 141 centímetros e uma cauda que varia entre 31 e 42 cm, mas versátil e forte na hora do ataque.
Às vezes aparenta ser um lobo, mas não o é. Djurtu é Djurtu. É como a Guiné-Bissau, quase sempre deixa transparecer a imagem de um país à deriva mas do nada, sacode-se e ergue-se das cinzas.
Não tenho bem a certeza, mas creio que o nome Djurtu foi dado à seleção nacional pelo célebre locutor da RDN Jorge Panahamoday Antchancthu Tchagô."

Abraço para todos, mas especialmente para os amigos guineenses!
ProfAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário